CAMINHÕES NOVOS DEVEM AUMENTAR TRÁFEGO PESADO

O escoamento da safra de verão deve começar na segunda quinzena de janeiro, antes do encerramento das exportações do milho safrinha 2013. O quadro sobrecarrega as rodovias do país, que dão vazão a 60% da produção de grãos.

A previsão é que 2 milhões de toneladas do cereal sejam levadas aos portos para embarque neste mês – volume suficiente para encher cerca de 55 mil caminhões. E em relação à soja, entre 44 milhões e 50 milhões de toneladas tendem a ser remetidos ao exterior em grão ao longo do ano – uma média de 4 milhões por mês, o suficiente para encher 100 mil caminhões.

O movimento nas estradas tende a aumentar também devido à entrada de 50 mil caminhões novos no transporte de cargas. O agronegócio ajuda a elevar a frota nacional de veículos pesados. Caminhões e carretas ultrapassam a marca de 3 milhões de unidades.

“A infraestrutura de estradas e portos é a mesma [da safra anterior]. A cadeia precisa ajustar o escoamento. Do contrário, teremos problemas e descontrole como na temporada passada”, ressalta José Hélio Fernandes, vice-presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística.

9th January 2014 Notícias

Leave a Reply